English Version Versão Portuguesa Version Française Versione Italiana Türkçe Sürüm Wersja Polski Variantă Română Ελληνική έκδοση Magyar Nyelv Český Jazyk Versión Española
Patrocinadores:

A "Guerra das Rolhas"
e os seus mitos

Produto invisível e intangível que possui um aspecto muito diferente do que um consumidor associa a um produto florestal, a cortiça está a encontrar tentativas de substituição com rolhas sintéticas ou tampas roscadas, isto iniciou-se nos anos ‘90. O mercado global e sem fronteiras está à procura de alternativas a um custo baixo para o consumo colectivo.

A cortiça não tem concorrências ou alternativas no mundo vegetal, mas desde há algum tempo que os viticultores dispõem de sistemas diferentes de engarrafamento. Como outros produtos nobres naturais (seda, algodão, madeira, borracha...), a cortiça também está a ter problemas de substituição. Como produto natural, a cortiça apresenta uma certa heterogeneidade que leva a uma variedade inevitável de qualidade de rolhas.

O enólogo selecciona cada alternativa de engarrafamento em função das vantagens e dos inconvenientes que se lhe apresentam. Os requisitos são claros: perfeito controlo à prova de água e de gases, ausência de sabor e estética agradável.

Trata-se de uma guerra em que, sob o comum denominador da qualidade final dos vinhos, se colocam os diferentes interesses dos produtores. Blasfémia ou pragmatismo, estas iniciativas poderiam destruir o equilíbrio e o futuro de um inteiro ecossistema.