English Version Versão Portuguesa Version Française Versione Italiana Türkçe Sürüm Wersja Polski Variantă Română Ελληνική έκδοση Magyar Nyelv Český Jazyk Versión Española
Patrocinadores:

Uma Questão de Imagem

A imagem dos vinhos de qualidade está estritamente ligada à cortiça. A rolha de cortiça é um produto tranquilizador no imaginário do consumidor que viu o seu pai e o seu avô utilizá-la. Neste contexto a cortiça é entendida pelo consumidor como um material “nobre”.

Culturalmente não se pode ignorar que o consumidor está habituado ao som que a rolha produz quando se extrai da garrafa, o ritual que representa sobretudo se há um sommelier que nos aconselha e que serve um bom vinho. Não podemos esquecer que isto faz parte do prazer de beber vinho, como não se poderia imaginar beber vinho num copo de plástico.

No entanto, é díficil definir o comportamento de uma nova geração de consumidores. As mudanças poderiam pôr um fim a tradições de séculos, substituídas hoje pela “cultura do fast food”.
O comportamento do consumidor além disso muda enormemente segundo a sua origem. Nos países produtores, como a França, 90% das garrafas estão fechadas com a cortiça. Pelo contrário, em países como a Suiça, onde há mais consumidores do que produtores, 80% das rolhas são de rolhas de rosca.

As rolhas de plástico colorido mostram como há uma tentativa de comunicar os seus valores lúdicos. Algumas destas rolhas de plástico imitam visivelmente a cortiça na cor e na fibra em vez de se diferenciarem; pois, esta acção é destinada a cativar o consumidor. Imita-se a cortiça para manter a tradição e estas imitações são dirigidas aos consumidores para os quais é importante e precioso o ritual do desenrolhamento.

Na Europa, as sondagens demonstraram que três quartos dos consumidores preferem a cortiça. Mas quando se compra uma garrafa de vinho no supermercado, como é que se pode saber se a rolha é de cortiça ou de plástico? A transparência e a informação para o consumidor não teriam que exigir a presença de etiquetas com uma declaração do tipo: “engarrafado com rolha de cortiça”?