English Version Versão Portuguesa Version Française Versione Italiana Türkçe Sürüm Wersja Polski Variantă Română Ελληνική έκδοση Magyar Nyelv Český Jazyk Versión Española
Sponsors:

Cortiça e Arquitetura

"Cortiça e Arquitetura" é um projeto de pesquisa que está a ser desenvolvido em Portugal através da Euronatura -Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado (EN), com o objetivo de informar, conscientizar e promover o utilizo da cortiça, material por excelência ecológico e renovável, às novas propostas de Arquitetura.

O projeto se estende em conhecer desde um ponto de vista técnico-informativo do uso da cortiça não só como isolante térmico e acústico, mas incentivar e promover o seu utilizo em pavimentos, revestimentos externos e internos e design de móveis, atribuindo um maior leque de utilizações possíveis e o justo valor à sua riqueza.


O Projecto

Primeiramente, foram escolhidas obras de destaque em todo território português que utilizam do aglomerado puro (blocos de cortiça em diferentes dimensões) como revestimento externo, mas que exerce a função de isolante térmico. Obras como dos Arquitetos: Souto de Moura Álvaro Siza Vieira e de outros Arquitetos.

Como parte ainda da primeira fase, foram realizadas entrevistas com os responsáveis e Arquitetos, visita ao local, fotografias e coleta de materias que serão destinados a elaboração final de um livro- Manual destinado aos Arquitetos e publico em geral que se interessa sobre o tema.

Como segunda etapa do projeto, o foco foi destinado aos produtos que possuem a cortiça como elemento constituinte, tratando-se dos novos conceitos de pavimento, revestimento de paredes e mobiliários. Design proveniente de artitas renomados entre eles, a portuguesa Ana Mestre.

Portanto, o projeto enfoca temáticas atuais, destinado ao uso de materias ecológicos e recicláveis, comprovando que o utilizo da cortiça no campo da Arquitetura e Design desempenha um papel relevante, seja como elemente adicional ou produto 100% cortiça, os objetivos serão sempre os mesmos: utilizo de materiais naturais que não degradam o Meio Ambiente, materias que tenham um ciclo fechado ( possibilidade de reciclagem) e materias que ajudam no conforto dos ambientes de modo a reduzir o consumo energético.


Cortiça e Arquitetura | Download PDF


< Voltar